NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A REVISTA SOU ENFERMAGEM é um periódico pertencente ao Instituto Brasileiro Sou Enfermagem (IBSENF), é editada trimestralmente no formato impresso e eletrônico, destinando-se à divulgação de produções científicas originais e inéditas, elaboradas em Português e Inglês, área de ciências da saúde, tendo como tema principal as grandes áreas do Sistema Único de Saúde (SUS). A Revista Sou Enfermagem é registrada e indexada com registro ISSN 2525-9326.
A Revista Sou Enfermagem, iniciou em dezembro de 2016 na versão impressa e em março de 2017 com a versão online apresentando resultados de pesquisas realizadas voltadas à Saúde e à Enfermagem nas suas mais diversas dimensões, se encontram disponíveis online na página da Revista em (https://revista.souenfermagem.com.br/ ).
1 – A
REVISTA ACEITA AS SEGUINTES CATEGORIAS DE MANUSCRITOS:
1.1 – Artigos originais: São
manuscritos que apresentam resultados de pesquisa inédita de natureza
qualitativa ou quantitativa. São também considerados artigos originais as
reflexões teóricas opinativas ou analíticas.
1.2 – Nota Científica: breve comunicação, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo;
1.3 – Nota Técnica: refere-se a trabalho de comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos;
1.4 – Artigos de revisão: Estudos de revisão integrativa da literatura, de revisão sistemática com ou sem metanálise.
2 – ESTRUTURA E FORMATAÇÃO:
2.1 – Idioma: serão aceitos textos em português e inglês;
2.2 – Texto e página: Com exceção dos títulos e dos rodapés de página e de tabelas, o corpo do texto, de tabelas e de figuras deverão seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, formato A4 (210 x 297 mm), com numeração contínua de páginas, todas as margens com 2,0 cm e espaço 1,5 entre linhas e redigido em Word. O recuo da primeira linha deverá ter 1,5 cm.
2.3 – Autoria: nome (s) do (s) autor (es), indicando a titulação máxima, vínculo institucional e endereço eletrônico do autor correspondente. Os autores devem especificar, em formulário próprio (ANEXO 1), a participação na elaboração do manuscrito e transferência de direitos autorais.
2.4 – Título: Conciso e informativo. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, com nomes científicos, quando houver, escritos em itálico e de acordo com as normas internacionais. Somente a primeira letra da primeira palavra em maiúscula.
2.4-1 – Título em inglês: Deve ser a tradução fiel do título em português. A formatação deverá ser a mesma do título em português.
2.5 – Resumo: Deverá conter no mínimo de 200 palavras e máximo 250 palavras, a palavra “Resumo” deverá estar alinhada à esquerda e em negrito. O texto referente ao resumo deverá ter seu início na mesma linha da palavra resumo e deverá conter informações sucintas sobre trabalho científico apresentado, sobretudo o objetivo da pesquisa, os métodos empregados, os resultados e as conclusões mais relevantes.
2.5-1 – Abstract: Tradução para o inglês do conteúdo do “Resumo”, seguindo a mesma norma deste. A tradução deve ser feita em inglês científico, evitando-se traduções de aplicativos comerciais.
2.6 – Palavras-chave: mínimo de 03 palavras e máximo de 05 palavras ou termos, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula.
2.6-1 – Key Words: Tradução para o inglês do conteúdo das palavras-chave.
2.7 – Introdução: deve ser curta e destacar os propósitos para o qual o estudo foi realizado.
2.8 – Material e métodos: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bastará; caso contrário, é necessário apresentar descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros.
2.9 – Resultados e discussão: devem conter um relato conciso e impessoal da nova informação pesquisada. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações. A discussão deve relacionar-se diretamente com o estudo que está sendo relatado. A critério dos autores podem ser apresentados juntos, em um mesmo item, ou separados em dois itens, sendo um só “Resultados” e outro só “Discussões”. Os resultados apresentados na forma de Tabelas e/ou Figuras devem ser analisados e discutidos de forma isenta, clara, direta e concisa atendo-se aos preceitos científicos, confrontando-os com os conhecimentos referenciados na bibliografia clássica sobre o assunto e com o conteúdo de periódicos especializados, preferencialmente com corpo de revisores e indexado. Evitar divagações e imprecisões que não são sustentadas pelos resultados.
2.10 – Tabelas e Figuras: fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento 1,0 entre linhas.
2.10-1 – Tabelas: Devem ser formatadas utilizando-se a ferramenta “Tabela” do editor de texto, não sendo aceitas Tabelas inseridas como figura. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, encabeçadas pelo título e inseridas após sua citação no texto. As tabelas devem ser editadas sem traços verticais e somente com traços horizontais simples, de espessura 1,0 ponto.
2.10-2 – Figuras: As figuras (gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc.) deverão ser colocadas após a sua citação pela primeira vez, no tamanho e formato final para publicação. As figuras e suas legendas devem ser claramente legíveis e apresentar qualidade necessária à perfeita visualização e impressão de todos os detalhes necessários.
2.10-3 – As figuras devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e o título deve ser colocado abaixo da mesma. A legenda deve ser localizada abaixo do título do eixo horizontal da Figura e de modo a não se confundir com este e não no interior da figura. Resultados apresentados em tabelas não devem ser repetidos em figuras e vice-versa.
2.10-4 – Da mesma forma que nas tabelas, as figuras devem ser autoexplicativas.
2.11 – Conclusão: Devem ser coerentes com os objetivos do trabalho, concisas e não repetir resultados. Não devem conter abreviaturas, símbolos e citações.
2.12 – Referencias:
2.12-1 – Citação no texto: A chamada de autores deverá ser feita pelo sistema Autor-data segundo as normas da ABNT (NBR 10520:2002).
2.12-2 – Listagem das referências citadas: no item “Referências”, a listagem deve ser disposta em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas da ABNT (NBR 6023:2000).
3 – CONSIDERAÇÕES:
3.1 – Limitações do estudo: posicionados no final da discussão.
3.2 – Agradecimentos e Financiamento: posicionados no fim do texto;
3.3 – Aspectos éticos: manuscritos resultantes de pesquisa com seres humanos ou animais, no ato da submissão, deverão vir acompanhados, no sistema on-line, da cópia da aprovação do Comitê de Ética (no caso brasileiro) ou da declaração de respeito às normas internacionais.
3.4 – Os autores devem declarar se há conflito de interesse.
4 – POLÍTICA DE AVALIAÇÃO:
4.1 – O manuscrito é primeiramente submetido e analisado pelo editor-chefe para verificar se atende às normas da revista no contexto geral e depois é avaliado quanto à importância e relevância do tema. Em caso negativo, é informado ao remetente que o artigo não foi aprovado e que uma nova submissão poderá ser realizada, atendendo às diretrizes da revista. Em caso de aprovação, o editor chefe enviará o parecer final de aceite do manuscrito para o e-mail cadastrado pelo autor.
4.2 – Estando de acordo com as normas, o manuscrito é encaminhado ao Editor de Seção que se encarregará de enviá-lo a três avaliadores especialistas garantindo a revisão por pares cega “avaliadores-autores e autores-avaliadores”. Assim que os avaliadores devolverem os seus pareceres, o Editor de Seção compila os comentários e, baseado nessas informações, toma uma das seguintes providências: a) informa ao Editor que o trabalho pode ser publicado quando não há modificações ou correções; b) devolve ao autor responsável para as devidas correções, mudanças ou considerações sobre o parecer; c) retorna aos relatores que solicitaram a nova versão do manuscrito corrigida pelo(s) autor(es); d) recebe os pareceres finais dos relatores e informa diretamente ao autor, via ofício, caso o trabalho não tenha sido aceito para publicação.
5 – ENVIO DO TRABALHO:
5.1 – Enviar o manuscrito de acordo com as normas acima, juntamente com o formulário de participação na elaboração do manuscrito e a transferência de direitos autorais (ANEXO 1), comprovante de pagamento da taxa de submissão e cópia da aprovação do Comitê de Ética (quando for pesquisa com seres humanos ou animais).
5.2 – Enviar por e-mail para: contato@souenfermagem.com.br
6 – PUBLICAÇÃO:
6.1 – Se o trabalho for aceito para publicação, enviar o parecer final de aceite do manuscrito juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de publicação, que deverão ser enviados no prazo de dez dias a partir da data da comunicação da aprovação do artigo.
7 – TAXAS
7.1 – Submissão: não haverá taxas para submeter o artigo na Revista
7. 2 – Publicação
Não haverá taxas para publicar o artigo
Atenciosamente,
Ana Karoline do Nascimento e Nascimento
Presidente do Conselho Editorial