Revista Sou Enfermagem ISSN 2525-9326

O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE UMA EFETIVA ASSISTÊNCIA DURANTE A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR

JUNIOR, Edmilson de Farias Freire¹
SILVA, Ana Angélica Balbino da²

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do treinamento para os profissionais da área de saúde, no atendimento a pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, cuja amostra foi constituída por 16 artigos, publicados no período de 2006 a 2016, disponibilizados nas bases de dados: BDENF, MEDLINE, LILACS e na biblioteca de periódicos Scielo. Entende-se que as pesquisas sobre o conhecimento da enfermagem sobre uma efetiva assistência durante a rea-nimação cardiopulmonar cabe ao enfermeiro e à sua equipe assistir os pacientes, oferecendo ventilação e circulação artificiais até a chegada do médico. Assim, estes profissionais devem adquirir habilidades que os possibilitem atuar de maneira rápida e eficiente durante o atendi-mento ao paciente em PCR. As habilidades necessárias para a realização de uma reanimação cardiopulmonar (RCP) não se limitam ao domínio do conhecimento, ou de uma excelente habilidade motora, mas também da habilidade afetiva, visto que o uso apropriado de senti-mentos e emoções é de fundamental importância neste momento.
Palavras-chave: Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar. Parada Cardiorrespiratória.

ABSTRACT

This paper aims to reflect on the importance of training for health professionals in the care of patients who are victims of cardiorespiratory arrest. This is a bibliographic review study, with a qualitative approach, whose sample was constituted by 16 articles, published in the period from 2006 to 2016, available in databases: BDENF, MEDLINE, LILACS and in the Scielo periodicals library. It is understood that research on nursing knowledge about effective care during cardiopulmonary resuscitation is for nurses and their staff to assist patients by providing artificial ventilation and circulation until the physician arrives. Thus, these professionals must acquire skills that enable them to act quickly and efficiently during patient care in CRP. The skills required for cardiopulmonary resuscitation (CPR) are not limited to the domain of knowledge, or excellent motor ability, but also affective ability, since the proper use of feelings and emotions is of fundamental importance at this time.
Keywords: Nursing. Cardiopulmonary Resuscitation. Cardiopulmonary arrest.

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